Skip to content

Aviso Amarelo por Condições Meteorológicas Adversas

Aviso Amarelo por Condições Meteorológicas Adversas

O distrito de Santarém está novamente sob Aviso Amarelo por condições meteorológicas adversas previstas para esta segunda-feira, dia 19 e amanhã, dia 20, terça-feira.

O aviso prevalece desde as 12h00 desta segunda-feira até às 12h00 de amanhã, devido a precipitação, por vezes forte, que será acompanhada de trovoada, sendo que podem ocorrer acumulados de precipitação significativos em curtos períodos de tempo, sendo que a altura crítica será na madrugada e manhã de amanhã, terça-feira.

O vento estará de quadrante sul, mais intenso a partir do final da tarde de hoje, com possibilidade de rajadas até 90 quilómetros hora nas terras altas.

Aviso Amarelo por Condições Meteorológicas Adversas

Face à prevalência das condições atmosféricas, deverão ser acauteladas as limpezas de todos os locais de escoamento de águas pluviais, bem como a fixação das estruturas soltas.

Deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido.

Assim como à instabilidade de vertentes, podendo dar origem a deslizamentos de terras, motivados pela infiltração de água nos solos e arrastamento para as vias públicas de objetos soltos.

As deslocações com veículos motorizados também deverão ser reduzidas, neste período de condições meteorológicas adversas, ao efetivamente necessário, com atenção redobrada, adequando sempre a velocidade da marcha às condições a cada momento e optando por uma condução defensiva, tendo especial atenção ao piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu irão estar sob aviso laranja, sendo que os restantes distritos de Portugal Continental e Açores estarão sob aviso amarelo.

Em caso de ocorrência, no concelho de Ferreira do Zêzere, ligue 249 361 170 ou 249 361 180. Ajude-nos a ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *